quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O peito do pé direito do Pedro é...

Uma coisa que me chama a atenção é que algumas pessoas, olhando para a Thaís e para mim, ficam se perguntando qual será a "cor" do nosso filho - e eventualmente nos perguntam isso também, mesmo que retoricamente. É claro que nós também já nos perguntamos isso, afinal, ela é branca, tem cabelos ruivos, e eu moreno, cabelo castanho. Mas... isso realmente importa?

Lembro-me daquele trava-língua antigo: "O peito do pé direito do Pedro é preto". Mas no ultrassom, meu amigo, é tudo preto no branco! E o pé, por sinal, fica branco, contra o preto, o que realmente não faz a menor diferença, sabe por quê? Porque o pé do Pedro tem cinco dedos! Vejam:



E isso, queridos leitores, é o que importa. Saúde! Nesse aumento gradativo de pensamentos fascistas livres de qualquer pudor correndo soltos por aí (não me diga que ninguém próximo de você já não quis que o "povo" que frequenta tal lugar fosse mais "bonito", ou que tal favela fosse queimada, etc...), às vezes esquecemos que somos todos gente, suamos do mesmo jeito, sangramos do mesmo jeito, nascemos e morremos do mesmo jeito... Claro, com algumas pequenas diferenças, e o fato do nosso querido Pedrinho, que está chegando, ter cinco dedos, é ótimo, pois garante que sua locomoção será adequada ao mundo em que vamos criá-lo, não?

De qualquer forma, os que nascem com dedos a mais, uma diferença aqui e ali, a cor da pele preta, branca, lilás... todos nascem, todos vivem e todos merecem vir experimentar esse lugar que chamamos Terra, pois nosso corpo é nada mais que uma espécie de escafandro, roupa espacial, para que nossos espíritos possam olhar, cheirar, tocar a vida. Bem, é assim que vejo, mas você não precisa me julgar por isso, certo? Assim como não julgaremos as opções do Pedro, mas vamos orientá-lo conforme as situações aparecem, para que ele viva de uma maneira interessante, prazerosa.

Então, Pedro... Tenho certeza de que, quando, um dia, você ler este blog, não importa a cor de sua pele, seus olhos, seu cabelo... o significado permanecerá o mesmo: somos iguais e estamos juntos. Querido filho, me ajude então a responder a seguinte questão: já que somos todos farinha do mesmo saco, por que é que a gente não se trata desse jeito, hein?

4 comentários:

  1. Amorrrr Adorei!!!!! Simples, essencial...como quase tudo poderia ser!!! Te amo marido!!! Te amo Pedrinho!!!!

    ResponderExcluir
  2. Geralmente quando falam em filhos que estão a caminho, lembro na hora do Dr. House implicando com seu "-FETO! Será bebê em alguns meses!" hahahahaha. Achei interessante o post sobre as pessoas questionando qual será a "cor". Mesmo não concordando muito com o sociológo Demétrio Magnoli, gostei como ele descontruiu essa questão quando um colégio pediu que ele informasse na ficha da filha qual é a raça dela. Ele não titubeou e escreveu "Raça Humana".

    ResponderExcluir
  3. Texto lindo, como sempre... me emocionei! E espero que inspire outras pessoas. Fico muito feliz em ver a família linda que está se formando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, minha mãe é morena ou mulata, o que preferir, neta de índia, filha de mãe branca de olhos azuis e de pai negro, já meu pai é branco, descente de italianos. Sei que tenho os olhos da minha mãe e alguns genes do corpinho também (ainda bem!, pois o do meu pai é péssimo!!! rsss) e tenho a cor da pele do meu pai, tenho também o romantismo e a inocência da minha mãe (a vida já tirou um pouquinho dessa parte) e a racionalidade e a integridade do meu pai, e por aí vai, sou um pedaçinho de um e de outro, e um pouco de mim com mais um pouco do que a vida me ensinou. E o Pedro vai ser assim, a melhor mistura de vocês dois, com a sabedoria que ele vai aprender ao longo da vida pra responder a todos esses questionamentos de quem não sabe o que é amor verdadeiro.

    ResponderExcluir