terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Jovem chegada

Ser pai jovem, ser pai agora, parece uma coisa muito diferente de ser pai ontem. Não quero insinuar que seja melhor, nem que a emoção foi menos intensa para nossos pais e pais deles. É que é muito AGORA para ser comparado com anteriormente, e existe no ar um sentimento de convergência cósmica envolvendo a vinda do nosso bebê, uma conspiração do bem, da beleza, que é feita para nós, hoje, e não para mais ninguém em qualquer tempo.

É como se a sensação de ser pai tivesse sido completamente renovada, reinventada, até, e um sentido diverso tenha sido criado SÓ para que Thaís e eu pudéssemos nos permitir essa bênção, pudéssemos inventar em nós mesmos a ideia e a maravilha de sermos papais.

Creio que deveria ser assim para todo mundo, mas alguns insistem em nos enumerar as mazelas da mater/paternidade, coisas que vamos conhecer sozinhos, com igual surpresa, mas que, embebidos daquele sentimento primeiro descrito nesse texto, vamos encarar mais como o que É ser pai, e não como meros desgostos ou noites mal dormidas.

O milagre da vida é só nosso, nesse momento, não importa o que falem. E por mais que se racionalize a situação, que se queria traduzir em ciência um fenômeno tão bonito e comum, ele é tão raro para nós que chega a ser transcendental. E é. A vida ultrapassa qualquer explicação.

O conhecimento acumulado ao longo de milênios, é claro, tem grande utilidade, e queremos a segurança técnica, médica, sim, no momento em que o Pedro chegar. Porém, QUANDO ele chegar, isso tudo é zerado, e partiremos no escuro, desbravando com amor um caminho completamente desconhecido.

Avós, sogras, tias, primas, amigas... Agradecemos todo o carinho e atenção, mas ninguém, por mais que tente, conseguirá nos ensinar as etapas dessa jornada, e a delícia disso tudo está justamente aí: o que vamos aprender é imediato, é urgente, é incrível. E ver nosso filho aprender a partir do nosso próprio aprendizado -, longe de toda a razão empedrada, da crença cega, da lógica violenta - é o que podemos chamar de divino, de Deus.

3 comentários:

  1. Zizo pra mim Maternidade fruto do poder e do amor criador de Deus. Só discordo de algo que você escreveu ainda não o vi, mas tenho certeza que uma pessoinha vai ensiná-los as etapas dessa jornada ímpar e que realmente transcende qualquer entendimento. o PEDRO! Amo vcs.! Tia Zú.

    ResponderExcluir
  2. O Pedro vai ensinar muitas coisas a vocês, coisas que farão cada momento parecer o último perto dessa benção. Só Deus mesmo pra conceder essa glória .. ;D amo vocês muito!

    ResponderExcluir
  3. A foto é perfeita para o texto!!!! Ficou lindo (o texto com a foto, e o texto só)!!! Esse menino é meu neto e já está causando uma grande transformação na minha vida também!!! Eu já estou curtindo minha "avoidade"!!! Depois que nascer então, será uma revolução!!!
    Sou uma pessoa de muita sorte por ter vocês, pombinhos amados!!! Beijos!

    ResponderExcluir