sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Um nome, muitas dúvidas e a "eureka" do papai!


Cabelico. Eu te chamo assim e até acho que você gosta, pois repete para a mamãe, com ênfase: "Lindo não... eu sou Cabelico!" Porque seu cabelinho foi a primeira parte que vi de você, saindo da barriga, ainda tão pequetico. Cabelico. 

Mas seu nome é Pedro! Então, Pedro... Quando você ganhou um nome foi de repente. Fizemos algumas pesquisas, enquetes e votações, mas sua mãe-maravilha já tinha um nominho pra você dentro dela, junto com você. E tinha que ser: Pedro! 

Agora que o seu irmãozinho vem aí, sua mãe tinha algumas sugestões, mas deixou que eu entrasse em mim pra procurar o som que vai representar essa nova vida, uma pessoa inteirinha. E eu, bom, eu sou mais complicado... mas nem tanto.

Resolvi fazer uma lista com nomes para os quais não eu torcia o nariz em vários sites. Mas basicamente esses dois: nameberry.com e bebe.abril.com.br/nomes.

Fui passando por origens, quem sabe latim? Grego? Inglês antigo? Árabe, africano, russo! Vale tudo quando aquela inspiração não vem. Dá pra fazer uma pesquisa detalhada, escolher número de sílabas, se começa com isso, termina com aquilo. Uma loucura divertida!

E segui buscando e anotando todos os que não me faziam ficar com cara de quem comeu e não gostou. Eu falava em voz alta, mas com a voz da minha cabeça, o nome inteiro, sempre com o Vêncio Araújo no final, para sentir como soava.

Fiz algumas poucas enquetes com a nossa família e comecei a sentir alguns que mais se destacavam - e fui riscando outros que me fizeram pensar "Onde eu estava com a cabeça?". Faz parte! 

Quando mais risquei nomes foi no momento em que ditei uma lista ainda bem tosca para sua mãe. Ela torceu o nariz para VÁRIOS nomes e eu risquei na hora - temos que gostar, ambos, mamãe e papai. Para outros ela pediu que eu a convencesse. Mas eu realmente não tinha motivos para convencê-la de nomes que não soavam bem logo de cara.

Fui riscando, riscando, riscando e cheguei a 15 finalistas! Parece muito, né? Mas uma bela noite, colocamos você pra dormir e ficamos na cama relendo a lista. Sua mãe estava mais numas de ver Facebook, mas eu forcei a barra e comecei a repetir os nomes pra atrair a atração dela.

Nessa brincadeira, risquei mais quase uma dezena de nomes! Sobraram mais ou menos cinco, e não vou falar todos porque nesse texto aqui só vão aparecer dois nomes: o seu e o do seu irmão!

E aí, não menos que de repente, falei aquele que seria. Ela sabia. Eu sabia.

Sabe, apesar de ter ido buscar o nome do nosso mais novo príncipe fora de mim, descobri que ele estava, sim, dentro, quando olhei bem pra sua mamãe, falei "Nicolas" e vi os olhos dela brilhando em resposta, como um "sim" sem palavras. O brilho voltou pelos meus olhos e encontrou o nominho lá, na mesma frequência.

Quando ela me repetiu: "Nicolas!" eu tive a confirmação, e os olhos dela reluziram totalmente, agora. Não estava, o nome do seu irmão, que já é tão querido, só dentro de mim. Meu trabalho foi buscá-lo dentro de nós dois - e encontrei!

Ele não é tão comum, também não é exótico, nem maluco, nem difícil de dizer ou escrever, não precisa soletrar (só se alguém perguntar "Com agá?", mas espero que isso não aconteça muito), nem explicar, nem acentuar, nem dobrar letra, nem ver a cara de estranheza de ninguém. Pois é bonito, é claro, é simples e... é!

É a versão francesa de Nicolau, que vem do grego Nikólaos, que combina "nike" (vitória) e "laos" (povo) e significa "vitorioso, o que vence com o povo, o que conduz o povo a vitória". Forte, né? Então vamos ter esse vitorioso do povo tendo você, Pedro, a pedra, a rocha, firme para apoiá-lo nessa vitória. Que tal? Acho que vencemos!

E você, tão esperto, já está papagaiando o nome dele por aí. "Como é o nome do irmão do Pedrinho?" "Nicolaaasss!" você responde, como se estivesse acertando a resposta de uma charada. Mas logo, meu filho, nada disso será mais mistério. Você vai conhecer o seu parceiro na aventura da vida, para a vida toda!

Ah, e os apelidos ficam por sua conta! ;-)

P.S.: A foto é de uma cidade chamada Agios Nikolaos, na ilha de Creta, na Grécia. Digitei "Nikolaos" no Google para ver o que vinha e pus o que apareceu. Desculpa a piada sem graça! (rs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário