segunda-feira, 30 de abril de 2012

Hum, isso aqui é... Err...
Um falta, um já está pronto. Um nos deixa apreensivos, o outro, tranquilos. Um é interminável e o segundo é até grande, viu? - e do tamanho dos nossos sonhos. Falta um mês para a chegada do nosso primeiro filho, Pedro, meu e de Thaís. A próxima boa notícia é que o ninho dele já o espera, ajeitadinho! Temos berço, armário, cômoda, banheira, protetores, kits, roupas, fraldas, sabonetes, sugadores de nariz e coisas que ainda nem sabemos para que servem, mas que serão úteis!

Thaís e eu nos mudamos de casa muito recentemente e percebemos que o Pedro já tem mais itens que a gente. Caixas e mais caixas só para um rapazinho que, soubemos há pouco, tem 2,5 kg e 44 cm - um gigante! É uma preparação muito minuciosa, exagerada, abundante... prazerosa e necessária! Porque é, de fato, a única preparação possível. Quem aí acha que está preparado para ter um filho, levante a mão!

Suas mães, sogras, tios, avós... podem até dar mil dicas sobre detalhes simples e esquisitos, você já frequentou aquele cursinho pré-bebê curioso na maternidade, com efermeiras prestativas, experientes... Mas vocês, novos pais, novas mães, não estão preparados. Thaís e eu não estamos preparados. O nosso ninho está, por fora, mais do que pronto, mas em nosso íntimo, não há precaução que baste. E isso é ótimo!

Acho, e não só acho como aprendi um pouco sobre isso em quase 30 anos de andanças e situações, que o melhor de nós surge no susto, na surpresa, no inesperado, no acidente, na espontaneidade. Claro, o que fazemos planejadamente, com antecedência, etc... sai bem bonitinho. Mas será que é tudo verdadeiro? Nosso trabalho, as interações sociais... tudo estudado para ser correto, bom, belo.

Mas o que é do coração segue exatamente a lógica do que somos: nada lógicos! Nossos corpos são um emaranhado de tecidos e líquidos que nada têm de exatos, quadrados, as árvores, os animais... a vida é algo incerto, maluco, mas que se equilibra, funciona, de algum jeito, sem nossa interferência, nossos cálculos, exames e suposições.

O nosso amor, meu e de Thaís, a nossa paixão, tudo o que nos mantém juntos, o que nos dá força para fazer a nossa segunda e exaustiva mudança, montar e desmontar caixas, resolver problemas com pintor, eletricista, torrar as economias na reforma, ficar com os ouvidos doendo do latido dos nossos beagles, que se assustam com a casa nova... esse amor imenso, que gerou o Pedro, é feito dessa mesma matéria estranha e maravilhosa que tece o mundo. E nada seria fantástico como é se fosse previsível.

Posso até escutar uns risinhos contidos ou até internos de alguém que está lendo esse texto, e o pensamento: "Não tá preparado, é? Você nem imagina o que te espera". Não mesmo! Mas estou preparado para descobrir. Pedro, pode vir, que a gente não tá nada pronto e muito, muito, mas muito feliz para te receber, e com todo o amor do mundo! Só mais um mês e você vai estar no seu cantinho, junto com a gente, prontinho.

--
P.S.: Esse texto foi escrito originalmente para o 806, blog da agência de comunicação onde o papai trabalha. Mas eu não podia deixar de postá-lo aqui, já que o nosso diário de aventuras oficial é o "Então, Pedro..."!

2 comentários:

  1. Allan, da um friozinho na barriga gostoso de se sentir... Eu e o Dani também não nos sentimos nada preparados para a chegada da Julia.
    O que me conforta é que ainda faltam 3 meses... Mas mesmo assim tento me iludir achando que é muito tempo, mas sei que isso passará voando!

    Que venha o Pedro, cheio de saúde e alegria para iluminar a vida de vocês!

    Beijos e sorte!

    Brunna Werneck

    ResponderExcluir
  2. Bru, passa voando mesmo! E desde que escrevi esse texto, então, falta muito menos! Hehe... É uma delícia e uma agonia essa expectativa, ao mesmo tempo, mas é tudo maravilhoso, divino... Muito obrigado pelos votos, muita tranquilidade e saúde pra você, o Dani e a Julia nesse pouquinho que falta!!! Beijos!

    ResponderExcluir